Denúncia expõe descaso da Prefeitura de Água Branca com à Saúde

Por Br Hoje
17 de março de 2025

O portal Br Hoje recebeu denúncias de um funcionário da cidade de Água Branca-PI, sobre problemas enfrentados na Saúde do município. O mesmo que pediu para não ser identificado falou como à gestão liderada pelo prefeito Júnior Ribeiro trata à referida pasta no município.

Primeiro, o funcionário que compõe à Saúde falou da forma de contratação dos enfermeiros.

“Após a aprovação e execução da nova lei municipal que foi aplicada esse ano, vários funcionários da Prefeitura tiveram perca ou ganho salarial, um exemplo é a dos enfermeiros que estão trabalhando não por meio de contrato mas sim por portaria, onde essas portarias extinguiram diversos direitos desses enfermeiros. No ano de 2023, os enfermeiros conseguiram o tão sonhado piso salarial, onde esse piso estava sendo pago de maneira correta até esse ano, que foi “cortado” por conta da discriminação do cargo de trabalho, extinguindo assim o direito ao piso salarial dos enfermeiros contratados por meio de portaria, a alegação desse corte se deu por conta que qualquer profissional da saúde poderia exercer esses cargos de confiança dos enfermeiros, sendo que existem entre eles, profissionais que estão diretamente relacionados a assistente de pacientes e supervisão de técnicos de enfermagem, funções exercidas somente por enfermeiros.

Com isso varios enfermeiros do municipio estão recebendo um salário inferior a de um técnico de enfermagem, sendo que tem a responsabilidade de gerenciar um setor e uma equipe. Mas porque esses enfermeiros estão contratados por meio de portaria? Para burla e manipular o concurso público, pois se esses enfermeiros forem contratados como enfermeiro, à Prefeitura será obrigada a demiti-lo e chamar um concursado. Resumindo, os enfermeiros estão exercendo o serviço de Enfermagem, com todas as funções e obrigações, mas não estão contratados como enfermeiros e muito menos recebendo um salário digno para isso”, disse o funcionário ao portal Br Hoje.

Foi denunciado também às péssimas condições de prédios públicos da Saúde no município.

“Além disso, temos diversos setores da saúde com suas instalações defasadas e insalubres como exemplo o CAPS e o SAMU, dois prédios que se encontram praticamente inviáveis para o serviço diário. Ainda temos o hospital, onde foi construido um centro de parto normal que se tornou um elefante branco, pois nunca foi realizado um parto sequer, por falta principalmente de profissionais”, concluiu.

Médico que atende no município

Ainda de acordo com o relato, o médico psiquiatra não tem residência na área, somente uma pós graduação em saúde mental. O profissional já atende há três anos no município.

Outro Lado

O portal Br Hoje deixa o espaço aberto para à Prefeitura de Água Branca dá os devidos esclarecimentos.

Últimas notícias