A 9ª Feira do Bode, organizado pela gestão da prefeita Karyne em Cocal de Telha, manteve a tradição de movimentar toda a região em torno de um evento criado para fortalecer a economia local e celebrar a atividade de criação de bodes, através de uma festa que reúne um público regional. O evento, realizada na comunidade Calengue.
Em seu discurso, à prefeita karyne ressaltou a diversificação do evento.
“Esse ano resgatamos aqui a Feira. Antes era só festa, mas estamos dando apoio aos nossos criadores e profissionalizando a atividade de criação de bodes aqui no nosso município e fortalecendo a nossa cultura e economia”, afirma a prefeita.
A prefeita citou que essa profissionalização da atividade, através da assistência técnica oferecida pela Prefeitura de Cocal de Telha e outros parceiros, como Governo do Estado, vem permitindo que os criadores tenham, em seus planteis, animais de qualidade que agregam valores na comercialização e fortalecimento da cadeia produtiva.
Exposições e Competições
A Feira do Bode Rei começou com a escolha do Bode Rei, competição que tem o objetivo de incentivar os criadores da região a buscar a qualidade do plantel de animais. O Bode chamado de Tartaruga Lyon foi vencedor do concurso.
Também houve a escolha do prato típico preparado com a carne de bode, tendo como vencedor o “Bode Bêbado”.
E no final da tarde os amantes do esporte rural participaram da famosa e curiosa Bodejada, que é uma versão da vaquejada tendo como estimulo de competição o bode.
Fonte: Portal de Campo Maior