Após nove anos de espera, a Mocidade Alegre comemorou nesta terça-feira (21) o seu 11º título do Carnaval de São Paulo. O enredo “Yasuke” da Mocidade Alegre cantou a história de um imigrante africano que se tornou um samurai no Japão. Em segundo lugar ficou a Mancha Verde e em terceiro a Império de Casa Verde.
A escola campeã foi a quinta a desfilar no segundo dia no Sambódromo do Anhembi e apresentou ao público presente fantasias bem luxuosas. Nem a chuva que caiu conseguiu apagar o brilho dos carros bem acabados. As escolas Terceiro Milênio e Unidos de Vila Maria foram rebaixadas do Grupo Especial para o Acesso.
Como foi a apuração
Depois do primeiro quesito lido, Harmonia, apenas a Acadêmicos do Tucuruvi perdeu um décimo. No quesito Bateria nenhuma agremiação teve desconto nas notas. Na leitura do terceiro quesito, Enredo, a escola Independente Tricolor perdeu um décimo.
Quase na metade da apuração, após a leitura das notas de Alegoria, a classificação começou a ser definida. Em primeiro lugar ficaram empatadas, Império de Casa Verde e Mancha Verde, depois Mocidade Alegre, Acadêmicos do Tatuapé, Dragões da Real, Barroca Zona Sul, Independente Tricolor, Tom Maior, Gaviões da Fiel, Terceiro Milênio, Águia de Ouro e as três últimas: Acadêmicos do Tucuruvi, Unidos de Vila Maria e Rosas de Ouro.
Após a leitura de Evolução, a Mocidade Alegre passou a liderar a apuração por causa dos critérios de desempate. No sexto quesito, Samba-enredo, a “Morada do Samba” continuou na ponta, seguida da Mancha Verde e Império de Casa Verde.
Depois da leitura do quesito Comissão de frente, a mudança na classificação veio com a Acadêmicos do Tatuapé que subiu momentaneamente para terceiro lugar. Após Mestre-sala e porta-bandeira, a Mancha Verde caiu para quarto lugar e a classificação ficou: Mocidade Alegre isolada em primeiro, seguida de Acadêmicos do Tatuapé e Império de Casa Verde.
As notas do último quesito, Fantasia, só serviram para confirmar o campeonato para Mocidade Alegre. Na classificação final a Mancha Verde ficou em segundo e a Império de Casa Verde em terceiro.
A ordem da leitura das notas foi sorteada nesta última segunda-feira (20), na sede da Liga-SP. Os quesitos seguiram esta sequência: 1º Harmonia, 2º Bateria, 3º Enredo, 4º Alegoria, 5º Evolução, 6º Samba-enredo, 7º Comissão de frente, 8º Mestre-sala e porta-bandeira, 9º Fantasia.
Não houve nenhum tipo de ocorrência ou punição durante os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo dos grupos Especial, portanto, não houve nenhum desconto prévio. A apuração das notas aconteceu no sambódromo do Anhembi.
Classificação final
1 – Mocidade Alegre
2 – Mancha Verde
3 – Império de Casa Verde
4 – Acadêmicos do Tatuapé
5 – Dragões da Real
6 – Tom Maior
7 – Independente Tricolor
8 – Águia de Ouro
9 – Gaviões da Fiel
10 – Barroca Zona Sul
11- Acadêmicos do Tucuruvi
12 – Rosas de Ouro
13 – Unidos de Vila Maria
14 – Estrela do Terceiro Milênio