Messi é autista? Entenda fake news sobre o craque argentino

Por Br Hoje
19 de dezembro de 2022
Lionel Messi
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on reddit

Lionel Messi, um dos grandes responsáveis pela vitória da Argentina sobre a França, neste domingo, 18, na final da Copa do Mundo — tem sido alvo de uma fake news há pelo menos nove anos. Isso porque circula, desde 2013, a informação de que o craque é diagnosticado com autismo. Segundo portal de notícias UOL, boato já foi desmentido pela própria família do jogador.

História teve inicio quando o escritor e jornalista brasileiro Roberto Amado fez uma publicação alegando que o craque argentino havia sido diagnosticado com autismo nível 1. No texto, o profissional elencava características de Lionel para “explicar” diagnóstico.

Dentre elas, estava: “seu estilo de finalização, uso de dribles parecidos, que indicariam um gosto por padrões repetidos, e a timidez com a imprensa”.

A informação circulou de forma a parecer tão verídica que até personalidades públicas, como Christophe Dugarry, campeão do mundo com a França em 1998, já dinfundiram essa fake news.

Por mais que o boato pareça ter força, familiares e amigos do jogador sempre rebateram esse informação. Segundo Uol, o médico Diego Schwartzstein, que tratou de Lionel durante a infância e a adolescência, afirmou que o jogador “nunca foi diagnosticado” com autismo e classificou assunto como “bobagem”.

Fonte: UOL

Últimas notícias