Natural de Teresina, o bailarino Décio Costa Neto, de 26 anos, é um dos finalistas do prêmio Melhor do Brasil na Europa 2022 e concorre na categoria Melhor Personalidade de Destaque Brasileiro pelo trabalho como professor de dança desenvolvido em Paris (França), onde vive atualmente. A final acontece neste domingo (25) na Torre Eiffel.
Décio realiza carnaval e festas juninas na capital francesa e já conseguiu arrastar três mil foliões pelas ruas em um bloco carnavalesco de rua. Formado em educação física pela Universidade Federal do Piauí, o bailarino atua como professor de dança há oito anos, e leva a brasilidade para a França.
O prêmio acontece em parceria com The Diana Award, que premia jovens com o poder de mudar o mundo, e em prol da Fraternity Whithout Borders, organização humanitária idealizada pelo ator Wagner Moura, que atende famílias carentes em Moçambique, África, a revista fará a entrega das premiações.
Décio começou na dança aos 15 anos, ainda em Teresina, se matriculou em um curso de ballet contemporâneo e, mais tarde, no ballet clássico, onde ganhou disciplina, corrigiu imperfeições de movimentos e aperfeiçoou sua técnica. Símbolo de brasilidade na Europa, o bailarino valoriza o reconhecimento de seu trabalho tão distante de casa.
Décio disse que seu objetivo é continuar investindo na sua carreira para mostrar a mais pessoas do mundo a cultura brasileira e nordestina.