Economista brasileiro Ilan Goldfajn é o novo presidente do BID

Por Br Hoje
21 de novembro de 2022
Ilan Goldfajn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on reddit

O ex-presidente do Banco Central brasileiro, Ilan Goldfajn, foi eleito neste domingo (20) o novo presidente do BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento).

O economista, que tinha o apoio do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), será o primeiro brasileiro a comandar a instituição, uma das mais importantes do mundo.

O cargo estava vago desde setembro com a demissão do norte-americano Mauricio Claver-Carone, após investigação interna concluir que o americano havia mantido relações íntimas com uma funcionária.

Antes de ter o apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes, Goldfajn era diretor no FMI (Fundo Monetário Internacional).

Ele é visto como um nome técnico, com capacidade para gerir os trabalhos no banco internacional e colaborar com os interesses brasileiros.

Em nota, o Ministério da Economia destacou que a vitória de Goldfajn é o “reconhecimento da plataforma apresentada pelo Brasil para o banco, que prioriza três eixos centrais: infraestrutura física e digital, com mobilização de recursos privados e criação de oportunidades para a integração regional; combate à pobreza, desigualdade e insegurança alimentar; e mudança do clima e biodiversidade”.

Fonte: R7

Últimas notícias