Indiciado por estelionato, reitor da UFDPar é exonerado do cargo

Por Br Hoje
28 de janeiro de 2023
Alexandro Marinho Oliveira
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on reddit

O Ministro da Educação, Camilo Santana, dispensou Alexandro Marinho Oliveira do cargo de reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Para a vaga, foi nomeado o professor João Paulo Sales Macedo, do curso de Psicologia da instituição. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Alexandro Marinho é investigado por estelionato. No dia 20 de dezembro de 2022, ele foi indiciado após denúncia realizada no 12º DP, pelo advogado Fernando Kubotsu de Godoi e a defensora pública Priscila Gimenes do Nascimento Godoi. Eles informaram que Alexandro, como sócio de uma construtora, não concluiu a construção de uma casa em um condomínio, após terem pago cerca de R$ 307 mil. O agora ex-reitor ainda está é alvo de outras ações também por estelionato.

Alexandro Marinho assumiu a reitoria da UFDpar em dezembro de 2019. Ele possui doutorado em Matemática, e antes de assumir como reitor, era professor da Universidade Federal do Piauí desde 2008.

Novo reitor

Assume o cargo o professor João Paulo Sales Macedo, que já é professor da UFDpar, e possui doutorado em psicologia. Ele atua na área da Saúde Coletiva e Saúde Mental, com foco na formação e prática do psicólogo nas políticas públicas e aspectos relacionados à interiorização da profissão, atuação em contextos rurais e junto aos povos tradicionais.

João Paulo é membro do GT/ANPEPP “Políticas de subjetivação e invenção do cotidiano”. Fez parte da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política, no cargo de vice-presidente da Regional Nordeste, nos Biênios 2017-2018 e 2019-2020.

Ele também integra a Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), como secretário, no Biênio 2023-2024.

Últimas notícias