PGE anuncia encontro sobre Advocacia Pública no Piauí, veja programação

Por Br Hoje
19 de junho de 2024
Foto Reprodução

O Piauí vai sediar pela primeira vez o Encontro Nordeste da Advocacia Pública. O tradicional evento jurídico acontecerá entre os dias 26, 27 e 28 de junho, no auditório da OAB Seccional Piauí, em Teresina. As palestras serão ministradas por grandes referências nacionais do Direito e da Administração Pública.  (Veja quem são os palestrantes no final do texto!).

O encontro está em sua quinta edição e faz parte do calendário anual do Fórum Nacional de Centros de Estudos e Escolas das Procuradorias Gerais dos Estados e do Distrito Federal (FONACE). O evento é promovido pela Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE/PI), e de sua Escola Superior.

Segundo o procurador-chefe da Escola Superior da PGE-PI, Jean Paulo Modesto, coordenador do evento, o encontro é voltado para advogados públicos, assessores jurídicos, profissionais que estão vinculados a órgãos públicos, ao tribunal de contas, ao profissional do direito de uma maneira geral e a estudantes da área.

“Esse encontro vai reunir grandes nomes do direito e da administração pública, nomes inclusive com a projeção internacional, grandes professores reconhecidos nacionalmente, não só no Nordeste”, disse o procurador.

Jean Paulo Modesto explicou que serão discutidos temas da mais elevada importância para a comunidade jurídica, relativos à efetividade da ordem social, à defesa do estado democrático de direito e à atuação dos advogados públicos e assessores jurídicos em um mundo profundamente afetado por inovações tecnológicas e digitais.

“Vamos tratar dos grandes temas da atualidade. Por exemplo, sobre a reforma tributária, a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional e os desafios para a redução da igualdade de análises sociais. Também temos temas relativos ao direito administrativo, serão debatidos com as inovações na administração, a atuação dos assessores jurídicos na situação”, detalhou.

Ele também afirmou que as novidades na área de improbidade administrativa e repercussão da improbidade administrativa nas eleições serão temas do debate,

“Nós teremos temas também de direito constitucional, como a participação social, a importância da participação da sociedade nessa efetivação dos direitos sociais. São temas que realmente bastante atuais, ligados ao direito público, direito constitucional, direito administrativo e direito tributário”, completa.

Inscrições gratuitas

Jean Paulo Modesto afirmou que as vagas já estão quase se esgotando e a expectativa que participem 500 a 600 pessoas. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Symplae garantir o ingresso gratuito neste primeiro lote.

“Lançamos o primeiro lote gratuitamente e já estamos próximos de encerrar as vagas do primeiro lote. Tem gente do Nordeste e do Brasil inteiro se inscrevendo. Tem delegações do São Paulo, do Mato do Sul, da Bahia, do Paraná, do Distrito Federal, gente de todo o Brasil. O evento tem um alcance muito grande, não só regional, mas também nacional devido a importância dos temas que são debatidos e a projeção dos palestrantes”, disse Jean Paulo Modesto.

PALESTRANTES

A organização do evento informou que pelo menos 20 palestrantes estarão presentes, mas alguns nomes ainda serão confirmados. Confira abaixo os nomes já confirmados:

PROGRAMAÇÃO

26 DE JUNHO DE 2024

16h – CREDENCIAMENTO

19h – 20h – CERIMÔNIA DE ABERTURA

20h – 20h50min – CONFERÊNCIA DE ABERTURA (O  PLANEJAMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NA ERA DIGITAL)

20h50min – COQUETEL DE BOAS-VINDAS

27 DE JUNHO DE 2024

8h – 9h – EVENTOS PARALELOS:

REUNIÕES ORDINÁRIAS DOS FÓRUNS E DOS COLÉGIOS REPRESENTATIVOS DAS PROCURADORIAS

9h – 9h50min – PALESTRA: A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SOCIEDADE NO MARCO DA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE

9h50min – 10h40min – PALESTRA: NORMAS GERAIS DE LICITAÇÕES E DISTRIBUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS

10h40min – 11h – INTERVALO

11h – 11h50min – PALESTRA: A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS

11h50min – 14h – INTERVALO ALMOÇO

14h – 16h – PAINEL: O SERVIÇO PÚBLICO DE SANEAMENTO BÁSICO E OS DESAFIOS PARA SUA UNIVERSALIZAÇÃO

16h – 16h50min – PAINEL:    ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DEMOCRÁTICA NA ERA DIGITAL

16h50min – 17h – INTERVALO:

17h – 17h50min – PALESTRA: O “DIREITO AO ERRO” NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

17h50min – 19h – PAINEL:   ASPECTOS RELEVANTES DAS PARCEIRIAS DO PODER PÚBLICO COM AS OSC.

20h – PROGRAMAÇÃO SOCIAL

28 DE JUNHO DE 2024

8h – 9h – EVENTOS PARALELOS: REUNIÕES ORDINÁRIAS DOS FÓRUNS E DOS COLÉGIOS REPRESENTATIVOS DAS PROCURADORIAS

9h – 9h40min – PALESTRA:  O PAPEL DA ASSESSORIA JURÍDICA NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS

9h40min – 10h40min – PAINEL:  INTERVENÇÃO JUDICIAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS E A PRESENÇA HUMANIZADORA DO ADVOGADO

10h40min – 10h50min – INTERVALO

10h50min – 12h30min – PALESTRAS: ADVOCACIA PÚBLICA: SENSIBILIDADE POLÍTICA E JURÍDICA NA DEFESA DO INTERESSE PÚBLICO;  EQUIDADE E DIVERSIDADE NA PROMOÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

12h30min – 14h30min – INTERVALO ALMOÇO

14h30min – 15h10min – PAINEL: MEIOS CONSENSUAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS ENVOLVENDO ENTES PÚBLICOS

15h10min – 16h – PALESTRA:    O FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E OS DESAFIOS PARA A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES REGIONAIS E SOCIAIS

16h – 16h10min – INTERVALO:

16h10min – 18h40min – MESA DE ENCERRAMENTO:

  (CONFERÊNCIA)

 A ORDEM SOCIAL ENTRE CRISE ECONÔMICA E MÍNIMO  EXISTENCIAL

  (CONFERÊNCIA)

  ATUAÇÃO DA ADVOCACIA PÚBLICA NA DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

20h – CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO.

Últimas notícias