STJ disponibiliza óculos inteligentes para advogados com deficiência visual

Por Br Hoje
28 de dezembro de 2022
Foto Reprodução
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on reddit

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) encaminhou ofício informando à OAB Nacional que adquiriu três unidades dos óculos Orcam Myeye 2.0, que possui tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual grave e funciona como uma plataforma portátil com o poder de uma visão artificial. O dispositivo realiza a leitura instantânea de textos, livros, superfícies, rostos, produtos, cores e cédulas de dinheiro. O objetivo da medida é proporcionar inclusão para os advogados brasileiros com esse tipo de deficiência.

“Saudamos a iniciativa do STJ em proporcionar acessibilidade e cidadania, oportunizando aos profissionais do direito com deficiência a possibilidade de atuação integral junto à Corte. Inclusão já não é mais um diferencial das instituições, mas uma obrigação de todos nós”, diz o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, ao elogiar a iniciativa.

Os óculos ainda realizam a leitura de textos na língua portuguesa, inglesa ou espanhola, tem diversas velocidades e possibilita o armazenamento de informação sobre pessoas como um banco de dados. Os equipamentos, já configurados e prontos para uso, estão disponíveis na Biblioteca Ministro Oscar Saraiva e na Seção de Atendimento e Apoio aos Advogados.

 

Últimas notícias