A Câmara dos Deputados e o Senado se preparam para a eleição desta quarta-feira (1º) que vai definir, por meio de votação secreta, a composição da nova Mesa Diretora, responsável pelas funções administrativas no Parlamento.
Os principais cargos em disputa são os de presidente da Câmara e do Senado, que irão ditar os trabalhos nas duas Casas pelos próximos dois anos.
Câmara
Arthur Lira (PP-AL)
Atual presidente da Câmara, Arthur Lira busca a reeleição. Nascido em Maceió (AL), tem 53 anos, é empresário, advogado e agropecuarista.
Chico Alencar (PSOL-RJ)
Chico Alencar foi eleito vereador pelo Rio de Janeiro em 2020, cargo que deixará para ocupar seu quinto mandato como deputado federal a partir de 2023. Sua candidatura é uma tentativa do PSOL de marcar posição em contraponto a Lira.
Natural do Rio de Janeiro, Chico tem 73 anos, é professor de história, mestre e doutorando em educação. O parlamentar já concorreu à presidência da Câmara dos Deputados em 2011, 2013 e 2015. Antes do PSOL, era filiado ao PT.
Marcel Van Hattem (NOVO-RS)
Último a anunciar candidatura ao cargo, um dia antes da eleição, o deputado federal do Rio Grande do Sul se diz uma alternativa de oposição e de direita. Van Hattem afirmou que deixou o anúncio para as últimas horas porque, até a última sexta-feira, tentava viabilizar a candidatura de Luiz Philippe Orleans e Bragança (PL-SP), que foi barrada pelo PL.
Natural de São Leopoldo (RS), o parlamentar tem 37 anos e é jornalista e está em seu segundo mandato como deputado federal.
Senado
Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
Rodrigo Pacheco tem 46 anos e nasceu em Porto Velho (RO), mas se mudou na infância para Minas Gerais, onde se formou em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG).
Rogério Marinho (PL-RN)
Rogério Simonetti Marinho tem 58 anos, é economista e professor. Foi ministro do Desenvolvimento Regional entre 2020 e 2022, no governo Jair Bolsonaro.
Eduardo Girão (Pode-CE)
Eduardo Girão foi eleito para o primeiro mandato como senador em 2018 e adota uma postura mais conservadora.
Da Redação