O Ministério da Cultura (MinC) lançou, durante solenidade realizada em Teresina nesta quinta-feira (28), o Programa Rouanet Nordeste. Ao todo, serão investidos até R$ 50 milhões em ações culturais, por meio de parceria com o Banco do Nordeste (BNB) e outras instituições e empresas.
A iniciativa visa fomentar ações culturais nos nove estados da região, além do Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, que também são atendidos pelo BNB. O cronograma e os editais do programa serão divulgados pelo MinC em 2026.
Um dos objetivos do Rouanet Nordeste é descentralizar a distribuição dos recursos disponibilizados pelo programa. Em 2023, por exemplo, apenas 6,3% dos R$ 2,3 disponibilizados pela iniciativa foram para ações no Nordeste.
Para mudar isso, o programa prevê cotas para cada um dos estados. “Isso vai garantir que todos os estados tenham acesso similar. Garantir que o Piauí possa ter acesso ao mesmo percentual de recursos que Pernambuco, Ceará e demais estados”, pontuou Henilton Menezes, secretário de economia criativa e fomento cultural do MinC.
Fonte: Cidade Verde