Lula anuncia Juscelino Filho para o Ministério das Comunicações

Por Br Hoje
29 de dezembro de 2022
Juscelino Filho (União-MA)
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on reddit

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quinta-feira (28) que o deputado federal reeleito Juscelino Filho (União-MA) será o futuro ministro das Comunicações.

O objetivo, ao incluir o União Brasil na Esplanada dos Ministérios, é garantir a governabilidade do governo eleito, ou seja, que o governo tenha votos no Congresso para aprovar seus principais projetos.

O ministério a ser comandado por Juscelino Filho responde pela política de telecomunicações, radiodifusão e serviços postais. Os Correios ficam na estrutura da pasta.

A equipe de transição de Lula defendeu desistir da privatização dos Correios. A medida era defendida pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).

A pasta perderá a Secretaria de Comunicação Social (Secom), que voltará a ter status de ministério. A Secom deverá ficar com a Empresa Brasil de Comunicações (EBC), responsável pelas TVs estatal e pública, pela Agência Brasil e Rádio Nacional.

Perfil

Juscelino Filho é natural de São Luís (MA). É médico especializado em radiologia e diagnóstico por imagem.

Foi eleito para ser deputado federal em 2014, tendo sido reeleito em 2018 e nas eleições gerais deste ano.

Já no primeiro mandato (2015 a 2018), foi líder do Partido Republicano Progressista. Neste segundo mandato, foi presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, além de coordenar a bancada maranhense.

É filho de Juscelino Rezende, que foi prefeito por dois mandatos na cidade maranhense de Vitorino Freire (1997 a 2000 e 2001 a 2004). Seu pai também foi deputado estadual por três mandatos, além de ter sido secretário adjunto do Maranhão no Governo Luiz Rocha.

Fonte: G1

Últimas notícias