Lula convida José Múcio, ex-presidente do TCU, para assumir a Defesa

Por Br Hoje
29 de novembro de 2022
Foto Reprodução
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on reddit

Apesar de ainda não haver uma decisão formal, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ), convidou José Múcio Monteiro, ex-presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), para ser ministro da Defesa em seu futuro governo a partir de 2023. Segundo a equipe do petista,  o ministro da Defesa e os comandantes das Forças Armadas só devem ser anunciados na próxima semana.

José Múcio, de 74 anos, já foi deputado por Pernambuco e ministro da Secretaria de Relações Institucionais. Nesta segunda-feira (29), o ex-presidente do TCU se reuniu com Lula no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília.

Durante a conversa, o presidente eleito apontou que deve nomear para os comandos das Forças Armadas os mais antigos entre os oficiais mais graduados.

Lula não deve direcionar um grupo de transição voltado à Defesa, como ocorreu em outras áreas. De acordo com números levantados pelos grupos de transição, as críticas à atual gestão poderiam elevar uma tensão com os militares.

No diagnóstico, há uma conclusão de que Exército, Marinha e Aeronáutica tiveram divisões entre integrantes pró-Lula e pró-Jair Bolsonaro (PL). Portanto, é necessário que se unam essas tendências.

Nesta segunda, Lula e Múcio tiveram um encontro que durou das 16h até pouco depois das 18h.

Últimas notícias