Os passageiros que viajavam em um voo da Emirates para Brisbane, na Austrália, ficaram surpresos quando notaram um enorme buraco na lateral da aeronave enquanto desembarcavam.
Aqueles a bordo do Airbus A380 de Dubai para a cidade australiana ficaram sabendo dos danos ao sair do avião após o voo de cerca de 14 horas em 1º de julho.
Imagens da aeronave compartilhadas nas redes sociais revelam a extensão do furo, causado por um pneu rompido por uma “falha técnica” durante a viagem, segundo a companhia aérea.
Um dos passageiros a bordo foi ao Twitter para descrever o incidente “aterrorizante”, que ocorreu “durante o voo”.
“Foi absolutamente aterrorizante no começo e a tripulação sabia que algo sério poderia ter acontecido — entraram imediatamente em contato com a cabine”, escreveu Andrew Morris, professor de inglês da Universidade de Loughborough, no Reino Unido.
“Pouco depois, eles voltaram ao normal. O comportamento calmo (da equipe) era reconfortante, eles sabiam que não era catastrófico.”
Embora não esteja claro exatamente quanto tempo o avião estava no ar quando o problema ocorreu, alguns relatórios sugerem que pode ter sido cerca de 45 minutos de voo.
O site de aviação comercial Aviation Herald informa que a tripulação avisou os controladores de tráfego aéreo no aeroporto de Brisbane sobre a situação com antecedência e solicitou que o painel fosse atendido pelos serviços de emergência no pouso
Mais tarde, a Emirates divulgou um comunicado enfatizando que a ruptura não afetou “a fuselagem ou a estrutura da aeronave”.
“Nosso voo EK430 que voava de Dubai para Brisbane em 1º de julho sofreu uma falha técnica”, diz o comunicado.
“Um dos 22 pneus da aeronave se rompeu durante o cruzeiro, causando danos a uma pequena porção da carenagem aerodinâmica, que é um painel externo ou a pele da aeronave”.
A companhia aérea confirmou que a aeronave pousou com segurança na Austrália e os passageiros desembarcaram conforme o programado. Danos ao exterior do avião de fuselagem larga já foram reparados.
“A carenagem foi completamente substituída, verificada e liberada por engenheiros, Airbus e todas as autoridades relevantes”, acrescenta a Emirates.
“A segurança de nossos passageiros e tripulantes sempre foi nossa principal prioridade”.
O incidente ocorreu poucos dias depois que o superjumbo A380, em declínio antes da pandemia, recebeu uma espécie de adiamento, quando a companhia aérea alemã Lufthansa anunciou planos de reimplantar o avião a partir do verão de 2023.
O Airbus A380 está de saída desde que a Airbus anunciou em 2019 que estava encerrando a produção do avião.
Fonte: CNN