Brasileiro pinta Rainha Elizabeth II e é eleito artista do ano em Londres

Por Br Hoje
16 de outubro de 2022
Foto Reprodução

Morador de Florianópolis, o artista Paulo Ricardo Campos foi eleito o “Artista do Ano” em premiação internacional realizada em Londres, na Inglaterra.

O brasileiro fez a caricatura da Rainha Elizabeth II ao vivo no dia 8 de outubro, no Top Of Mind Awards, enquanto usava a técnica que desenvolveu e batizou de “pixels de ouro”. O prêmio existe há quase uma década na Europa.

“Tenho muito orgulho de representar o Brasil em vários países do mundo, mas receber um prêmio na Inglaterra e ainda homenagear a rainha, com certeza, foi um grande marco na minha carreira”, afirma.

O artista é conhecido por pintar suas obras na presença do público e finalizou a arte ao vivo em um teatro da capital inglesa.

O público presenciou o momento em que Paulo deu a “pincelada da alma”, como chama o momento em que a “arte ganha vida”. Para isso, usou na obra a técnica “pixels de ouro”, desenvolvida por ele, com pasta de metal.

A obra está aberta a leilão, com duração de 60 dias, e a renda será revertida para Fraternidade Sem Fronteiras e Fraternity Without Borders UK, uma organização humanitária que ajuda mais de 14 mil crianças e adultos em Moçambique, na África.

“É uma imensa alegria usar minha arte como instrumento para ajudar pessoas em vulnerabilidade social. Quero fazer do meu trabalho uma rede de afeto”, diz.

A obra em memória à monarca também existe em formato digital por meio de uma série de NFT’s, da empresa Ruach, sediada em Londres, especializada em criptoarte e metaverso. NFTs são colecionáveis digitais garantidos por uma blockchain, tecnologia que possui certificado de autenticidade e representação digital de objetos físicos ou arquivos.

Artista mora em Florianópolis e foi premiado em Londres, onde pintou a rainha Elizabeth II ao vivo. — Foto: Robson Denian Mateus

Natural de Itumbiara, interior de Goiás, Paulo Ricardo escolheu Florianópolis para morar. Ele é comendador da ONU, membro do Circuito Internacional de Arte Brasileira e da Confraria Brasileira de Cultura, além de acumula títulos como o de Acadêmico Imortal da Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes.

Últimas notícias