O jornalista Ernesto Méndez estava entre as três pessoas mortas dentro de um bar no centro do México na madrugada da 4ª feira (3.ago). Ele é o 13º comunicador morto no país apenas este ano.
O governador de Guanajuato, Diego Rodríguez Vallejo, condenou os assassinatos de Méndez e demais vítimas. “Condenamos fortemente o crime em que o empresário e jornalista, Ernesto Méndez, e outras duas pessoas perderam a vida lamentavelmente”, escreveu.
A organização de liberdade de imprensa Artigo 19 disse que agressores armados invadiram um bar de propriedade da família de Méndez em San Luis de la Paz. Méndez era o diretor do canal local Tu Voz e também trabalhou até três anos atrás no site de notícias Zona Franca, segundo sua diretora Carmen Martínez.
Não ficou claro se Méndez estava inscrito no programa de proteção do governo federal para jornalistas e defensores de direitos humanos ameaçados. Embora o crime organizado esteja frequentemente envolvido em assassinatos de jornalistas, funcionários de pequenas cidades ou políticos com motivações políticas ou criminais também são suspeitos.