Rússia e Coreia do Norte vão expandir relações, diz Putin

Por Br Hoje
15 de agosto de 2022
Vladimir Putin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on reddit

O mandatário da Rússia, Vladimir Putin, afirmou ao seu homólogo da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, que os dois países devem expandir as suas relações bilaterais. A informação foi divulgada pela agência estatal norte-coreana KCNA nesta segunda-feira (15).

Em carta pelo Dia da Libertação da Coreia, Putin disse que as nações têm uma tradição de amizade e cooperação. Ele também afirmou que o estreitamento de laços é interessante para ambos e pode contribuir para o fortalecimento da segurança e a estabilidade na península coreana e no nordeste asiático.

Isolada, a Coreia do Norte declarou apoio à Rússia na guerra contra a Ucrânia. Em fevereiro, o governo norte-coreano disse que a raiz do problema são a política “hegemônica dos EUA”e o “desrespeito dos países ocidentais pelos legítimos interesses de segurança da Rússia”.

Ao lado da Síria, em julho, a Coreia do Norte reconheceu os territórios dissidentes de Donetsk e Lugansk, no leste ucraniano, como Estados independentes, assim como fez Moscou.

Resposta

Em retribuição às palavras de Putin, de acordo com a KCNA, Kim enviou uma carta ao presidente russo em que cita a origem da amizade. Segundo o líder norte-coreano, os laços entre os países se estreitaram na 2ª Guerra Mundial, quando a península coreana era ocupada pelo Japão.

Depois desse momento histórico, “a cooperação, o apoio e a solidariedade estratégicos e táticos” entre a Rússia e a Coreia do Norte alcançaram um novo patamar, frustrando ameaças e provocações de forças militares hostis, disse Kim na carta.

Últimas notícias