Saiba quais países rejeitaram condenar a Rússia na ONU

Por Br Hoje
3 de março de 2022

Além da própria Rússia, quatro países votaram contra a resolução aprovada nesta quarta-feira (2) na Assembleia-Geral da ONU que condena o país pela invasão à Ucrânia. Foram eles: Belarus, Coreia do Norte, Eritreia e Síria.

Para a aprovação, foi preciso maioria de 2/3 dos votantes. O Brasil foi um dos 141 países favoráveis à medida. Outros 35 se abstiveram.

Em pronunciamento antes da votação, o embaixador da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, pediu que a minuta não fosse aprovada e que os países “votassem por seus interesses e não por pressão”. Durante seu discurso, acusou a Ucrânia de utilizar pessoas como escudo humano e manter reféns em Kiev.

Nebenzya disse que a recusa da votação permitiria “libertar a Ucrânia do neonazismo” e que há o crescimento de grupos com este ideal no país do Leste Europeu.

“Estamos tentando terminar a guerra de oito anos na região de Donbas. Falamos com todos, mas não nos deram ouvidos. O objetivo da operação especial mostra que não estamos fazendo ataques à infraestrutura civil”, adicionou.

Fonte: CNN

Últimas notícias