Santiago Peña é eleito presidente do Paraguai

Por Br Hoje
1 de maio de 2023
Foto Reprodução

Santiago Peña, candidato governista do Partido Colorado, é o presidente eleito do Paraguai, informou Jorge Bogarín González, presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral. As informações são da CNN.

A chapa vice-presidencial de Peña é Pedro Alliana, e ambos derrotaram nas urnas a dupla formada por Efraín Alegre e Sole Núñez, do bloco oposicionista Concertação Nacional por um Novo Paraguai.

Os resultados preliminares da noite de domingo (30) indicavam que, com 98,90% das seções apuradas, Peña obteve 1.227.373 votos, o equivalente a 42,75% do total.

Quem é Santiago Penã

Santiago Peña tem 44 anos, é economista e, segundo seu perfil publicado no site oficial, é mestre em Administração Pública pela Columbia University.

Por anos, fez parte do Banco Central do Paraguai e atuou em conselhos de liderança da entidade.

Ele ocupou o cargo de Ministro da Fazenda, de 2015 a 2017, durante o governo de Horacio Cartes.

Em 2017, Penã concorrou com Benítez nas eleições internas do Partido Colorado, mas acabou perdendo. No ano seguinte, Benítez venceu as eleições gerais e o economista foi eleito para o conselho do Banco Amambay.

O presidente Mario Abdo Benítez parabenizou o candidato eleito com uma mensagem postada em sua conta no Twitter e garantiu que trabalhará “para iniciar uma transição ordenada e transparente”.

“Emprego, investimento em capital humano, saúde, educação. Os próximos anos podem ser os melhores para o Paraguai. Mas temos que colocar em prática todo o nosso conhecimento, experiência e determinação”, disse Peña à CNN.

Últimas notícias