Advocacia altoense une forças por Subseção da OAB no município

Por Br Hoje
10 de novembro de 2023
Foto Reprodução

Advogados e advogadas altoenses se reuniram na manhã desta sexta-feira, 10 de novembro, no auditório da Biblioteca Municipal João Bastos, no centro de Altos, para discutir a criação de Subseção e suas respectivas atribuições e competências na defesa das prerrogativas da advocacia altoense.

Formou-se ainda uma comissão durante a reunião para formalizar a defesa da criação da Subseção em Altos junto ao Conselho Seccional da OAB-PI. O processo para criação da Subseção em Altos já tramita pelo Conselho e tem relatoria do advogado Dr. Sérgio Angelim.

Além do município de Altos, que conta hoje com 50 mil habitantes, mais seis municípios estão sob a jurisdição da Comarca de Altos. O Fórum de Altos atualmente possui uma estrutura deficitária de servidores públicos e morosidade no trâmite dos mais de mil processos mensais divididos entre as 1ª e 2ª Varas, foi o que apurou a Comissão de Relação com o Judiciário da OAB-PI na visita em que fez à Comarca de Altos, no dia 6 de setembro do ano em curso, quando estiveram presentes também o diretor-tesoureiro da OAB, Marcos Nogueira, e o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto. Todos esses ingredientes elencados terminam por dificultar o exercício eficaz da advocacia.

Em agosto de 2022, o prefeito Maxwell da Mariínha fez a doação de uma área de 3.600 m² para construção do novo Fórum de Altos. A doação foi firmada pelo prefeito com o então presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Ribamar Oliveira. A nova sede segue em construção no bairro São Sebastião, e com previsão de entrega para 2024. É nesta mesma área contígua que deve ser erguida a Subseção da OAB em Altos.

Participaram presencialmente da reunião os advogados Aloizio Martins, Pedro Rodrigues, Ednalda Carvalho, Camila Mesquita, Alexandre Rosalmeida, Igor Mesquita, Jesus Pinheiro, Juniel Pinheiro, Júnior Pinheiro, Mário Roberto, Iridon Marques, Marcondes Araújo, Emylene Rodrigues, Marcos Antônio Lemos, Terceiro Gil Barbosa, Elyomar Inácio, Francisco Sousa e Francisco Marques e Alan Christyan.

A reunião aconteceu também por meio da plataforma digital Zoom que permitiu a importante participação da vice-presidente da OAB Seccional Piauí, Daniela Freitas, e dos advogados Francisco Filho e Cláudio Feitosa.

Os advogados e advogadas altoenses terão encontro com o presidente Celso Barros Coelho Neto, às 11 da manhã da próxima segunda-feira (13), na sede da OAB-PI. A sustentação oral para defesa da criação da Subseção no município de Altos acontece no dia 23 de novembro.

Últimas notícias