Em dia histórico para a advocacia altoense, o Conselho Seccional da OAB-PI aprova por unanimidade e com louvor a criação da subseção da OAB na Comarca centenária do município de Altos.
O relator Sérgio Angelim, informou que o processo que pedia a criação da Subseção em Altos, atendeu todos os requisitos exigidos. Entre os requisitos estava a reunião necessária de no mínimo 100 assinaturas de advogados residentes em Altos. O processo contou com 115 assinaturas.
A conselheira estadual da Ordem Conceição Carcará, em seu voto, manifestou louvor e pediu a aclamação dos votos dos seus pares pela aprovação da pauta. Todos os demais acompanharam igualmente o voto do relator Sérgio Angelim pela aprovação da criação da Subseção.
O orador de defesa, professor e advogado Marcondes Araújo, apresentou os dados incontestáveis sobre a realidade vivenciada atualmente pelos advogados de Altos, cidade que figura entre as 10 maiores do Piauí, e atualmente possui 12 mil processos em trâmite que obstam a celeridade processual carecendo pois de uma Subseção que fizesse frente às prerrogativas dos advogados não só de Altos, mas de outros municípios que se incluem nesta jurisdição e formam um contingente populacional de mais de 100 mil habitantes.
A Comissão Especial pela criação da Subseção em Altos estava integralmente presente formada pelos advogados Pedro Rodrigues, Aluísio Martins, Edinalda Carvalho, Camila Mesquita, Emylene Rodrigues, Jesus Pinheiro, Alexandre Rosalmeida e o orador Marcondes Araújo.
Também acompanharam a sessão os advogados altoenses Mário Roberto, Cinara Iane, Igor Mesquita, Keila Brito, Francisco Marques, Joaquim Torres, Marco Antônio, Gustavo Marques, Iridon Silva e Júnior Pinheiro.
Ao fim da sessão o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, declarou criada a Subseção da Comarca de Altos reafirmando seu compromisso pela interiorização da Ordem nos municípios piauienses obedecendo critérios geográficos e, especialmente, os de representatividade.
O diretor-tesoureiro da OAB-PI, Marcus Nogueira, informou que um aporte inicial de R$ 100 mil já foi feito para adequação da nova Subseção, situada nas dependências do Fórum de Altos. A inauguração está marcada para o dia 13 de dezembro.