No Piauí, os casos confirmados da varíola dos macacos subiram para 18. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7) no Painel Epidemiológico Monkeypox, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Na terça-feira (4) eram 15 casos confirmados da doença, contudo, a cidade de José de Freitas registrou um caso e Teresina mais dois. Até o momento foram 151 notificações, 52 casos suspeitos, 2 prováveis, 71 descartados e 8 indeterminados.
É considerado um caso suspeito o indivíduo que apresenta lesão em mucosas e erupção cutânea aguda, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo, ou proctite. As lesões, no entanto, podem estar associadas a outras doenças como herpes e sífilis, infecções bacterianas ou reações alérgicas.
No estado, 17 casos confirmados são do sexo masculino e um do sexo feminino. Os casos foram registrados nas seguintes cidades: Batalha (1), Parnaíba (1), Teresina (15) e José de Freitas (1).
Como se proteger
O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a adoção dessas medidas, frisando que elas também servem para proteger contra a Covid-19.