Cheia do Rio Longá deixa 60 desabrigados em Esperantina

Por Br Hoje
14 de março de 2022
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on reddit

Após o rio Longá superar a cota de inundação no último sábado, pelo menos 60 pessoas ficaram desabrigadas em Esperantina (183 km de Teresina). Segundo a Defesa Civil do município, 15 famílias foram atingidas com a cheia do rio.

“A maior parte das famílias está abrigada em escolas públicas, uma parte na casa de parentes e outra de amigos. Estão sendo utilizadas três escolas para acolher essas famílias”, destacou o Patrocollo Silveira, coordenador da Defesa Civil em Esperantina.

Na manhã desta segunda-feira (14), o Rio Longá permanece acima da cota de inundação e está com 7, 51 metros, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O rio chegou a ultrapassar a cota em mais de 70 centímetros.

Ainda na manhã de hoje, o nível do rio começou a descer e a tendência é que continue descendo.

“Mas estamos em alerta devido a quantidade de chuva que ainda vem. Temos uma equipe de plantão 24 horas para resgatar qualquer pessoa que precise de ajuda no menor espaço de tempo”, completou Patrocollo Silveira.

Os bairros atingidos pela cheia foram Pedreiras, Batista de Amorim e parte do Centro, segundo levantamento da Defesa Civil.

Segundo boletim do Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Parnaíba, divulgado pela CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), a estimativa é que o Rio Longá saia da cota de inundação ainda nesta segunda (14).

Orientações

A Defesa Civil de Esperantina pede que a população fique atenta e evite exposição nas zonas com possibilidade de alagamentos após a cheia do rio Longá.

A Defesa Civil também disponibilizou um contato para atendimento:  (86) 99926-3496.

Fonte: Cidade Verde

Últimas notícias