Dentistas denunciam más condições de trabalho nas UBS de Teresina

Por Br Hoje
10 de novembro de 2023

Na manhã desta quarta-feira (8), cerca de 150 profissionais da odontologia realizam uma manifestação em frente à Prefeitura de Teresina, denunciando más condições de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. O Sindicato dos Odontologistas do Piauí relatou que a situação é crítica, com falta de insumos básicos e infraestrutura ruim nas unidades de saúde.

A Prefeitura informou em nota que vai receber a categoria para buscar uma solução para os problemas apresentados. Veja posicionamento na íntegra.

A categoria denunciou a precariedade do atendimento odontológico na cidade, incluindo a carência de insumos essenciais, como luvas e algodão, além de equipamentos quebrados, como cadeiras e a falta de ar condicionado em algumas UBS.

Carolina Tavares, vice-presidente do Sindicato dos Odontologistas do Piauí, afirmou que a equipe de manutenção da Prefeitura retornou após o início das manifestações, mas o problema continua. Atualmente, existem 350 dentistas trabalhando em postos de saúde, e suas condições de trabalho estão longe do ideal.

“A prefeitura falou que vai nos receber e nós vamos aguardar. Só vamos sair depois que a gente for recebido porque precisamos apresentar nossas condições de trabalho e voltar com a questão salarial que a gente está há cinco anos nessa luta”, declarou.

Na última semana, uma assembleia realizada na sede do Conselho Regional de Odontologia do Piauí pelos dentistas que fazem parte da Fundação Municipal de Saúde de Teresina foram apresentadas as principais demandas da categoria, entre elas estão a promoção e progressão, melhorias nas condições de trabalho, fornecimento de materiais e instrumentos adequados, segurança nos postos de saúde e UBS, e um reajuste salarial que não ocorre há cinco anos.

A vice-presidente afirmou ainda que a categoria não deseja realizar uma paralisação. Caso não seja resolvido o impasse, eles se reunirão novamente em assembleia.

Serviço quase parado

O dentista Lívio Machado pontuou que a categoria vem buscando essas negociações há bastante tempo, mas não tem surtido efeito e por diversos motivos a odontologia está praticamente parada no setor público municipal.

“Após o período de pausa dado na pandemia, o atendimento odontológico não retornou completamente. A população está sofrendo com a falta de atendimento odontológico e isso causa uma desvalorização profissional muito grande. O profissional está sendo visto como funcionário público que não quer trabalhar, mas isso não é verdade. O profissional está lá na UBS pronto para trabalhar e não está recebendo condições adequadas”, lamentou.

Posicionamento da prefeitura

Um ofício foi enviado ao prefeito, Dr. Pessoa, buscando uma audiência para debater as demandas. Em nota, a prefeitura de Teresina afirmou que “as reivindicações da categoria estão sendo analisadas e eles serão recebidos hoje (0) no Palácio da Cidade. Os insumos já foram comprados e aguardam a entrega por parte dos fornecedores”.

Fonte: G1 PI

 

Últimas notícias