Duas pessoas morreram em Teresina vítima de Chikungunya, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS). As mortes foram divulgadas no Boletim Epidemiológico nesta sexta-feira (24), e ocorreram entre 15 e 24 de junho.
As duas vítimas seriam o segundo e terceiro casos de morte por Chikungunya registados no Piauí. O primeiro foi do menino James Kauê Sousa e Silva, de 14 anos, no dia 3 de junho. Ele morava na cidade de Jaicós.
Ainda segundo o boletim da FMS, 406 casos de Chikungunya foram confirmados na capital até esta sexta (24), 79 a mais do que o registrado no boletim epidemiológico anterior.
Na última segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou que o aumento de 5.605,4% nos casos de chikungunya e 734,8% de dengue. O estado apresentou redução apenas nos casos de zika, 15,4%.
Chikungunya
. Sintomas
Os principais sintomas são febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.
A principal diferença entre a dengue e a chikungunya é a dor nas articulações, muito mais intensa na chikungunya.
. Tratamento
O diagnóstico depende de exames laboratoriais e, na fase aguda, o tratamento é apenas dos sintomas. Os sintomas, em geral, desaparecem dez dias após seu aparecimento. No entanto, as dores nas articulações podem persistir por meses. Nesses casos, o paciente deve voltar à unidade de saúde para avaliação médica.
Como a doença é transmitida por mosquitos, é fundamental reforçar as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas casas e vizinhança. As recomendações são as mesmas aplicadas à prevenção da dengue.
Fonte: G1 PI