Onça que fugiu do Zoobotânico de Teresina morre após ser capturada em terminal de ônibus

Por Br Hoje
5 de fevereiro de 2023
Fotos antigas de uma das onças que estão no Parque Zoobotânico de Teresina — Foto: Divulgação

A onça-parda, ou onça suçuarana, que fugiu do seu recinto no Bioparque Zoobotânico, na Zona Leste de Teresina, morreu na madrugada deste domingo (5) após ter sido capturada na noite de sábado (4). O animal era procurado desde a manhã de sexta-feira (3) depois de ter conseguido fugir devido a um buraco que se abriu em seu recinto com a queda de uma árvore durante um temporal.

O bioparque ainda não divulgou detalhes ou informou a causa da morte do animal. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) afirmou, em nota, que lamenta o ocorrido e que solicitou abertura de inquérito policial junto à Polícia Civil para apurar o que aconteceu.

O felino foi capturado em um terminal de ônibus, que está fechado desde o início da pandemia de Covid-19. O local é vizinho ao bioparque. Vídeos mostram o momento em que o animal foi dominado.

A onça estava na fase adulta e era considerada mansa e acostumada com pessoas, conforme tratadores do bioparque. Antes de ter sido capturada, ela foi vista próxima a um recinto no Zoobotânico.

Desde a fuga, muitos vídeos e fotos circularam indicando que o animal estava em ruas próximas ou que havia entrado em condomínios residenciais que ficam próximos ao parque.

A Secretaria de Meio Ambiente, assim como o Bioparque, contudo, negaram que as imagens fossem da onça e, somente por volta do meio-dia de sábado (4), a Semar divulgou uma gravação (abaixo) do animal no parque.

As assessorias informaram ainda que a onça se manteve sempre próxima ao recinto e que a situação estava sob controle.

A fuga aconteceu entre a noite de quinta-feira (2) e a madrugada desta sexta (3), após uma árvore de grande porte ter caído no recinto do animal, abrindo um buraco na proteção e permitindo a fuga.

Foto do momento em que onça foi capturada em Teresina — Foto: Divulgação

Últimas notícias