As constantes quedas de energia nesse período do ano, conhecido como B-R-O-Bró, tem causado incômodo e prejuízo a moradores e empresários na cidade de Valença do Piauí e em grande parte do país.
Com o calor intenso e o aumento significativo no uso de aparelhos de climatização ligados nas tomadas durante todo o dia, o consumo acaba indo para as alturas, pesando no bolso e causando prejuízos às empresas que precisam de condições mínimas de estabilidade energética para funcionarem.
Entre as empresas que estão sendo penalizadas com essas oscilações e interrupções de energia está a Granja Moreira, maior produtora de ovos do estado e uma das maiores produtoras de frango. Contudo, mesmo possuindo mais de três mil placas solares os prejuízos só têm aumentado com as quedas de energia frequentes como adiantou o empresário Carlos José.
“Eu só imagino se eu não tivesse tanta placa produzindo energia aqui como era que estava essa energia, porque temos quase três mil e trezentas placas que passam o dia produzindo energia, mas isso não está resolvendo o problema, porque a energia é jogada na rede”, afirmou o empresário que por conta dos prejuízos planeja novos investimentos.
“Eu estou com um projeto para criar um banco de capacitor para estabilizar a energia e bateria, pra poder fazer uma reserva, porque quando falta energia é um perigo e falta sempre num horário mais quente, antes de ontem faltou energia, entrou o grupo gerador depois de três horas na granja, deu problema e morreu seis mil frangos isso é a terceira vez que acontece esse ano e eu vou tentar resolver isso com esse banco de capacitor”, disse Carlos José.
A Equatorial Piauí enviou uma nota sobre a matéria Nota de Esclarecimento
A Equatorial Piauí esclarece que em 2023 tem registrado picos de demanda de consumo de energia elétrica, ocasionando sobrecarga em alguns pontos da rede elétrica. Essas áreas, mapeadas pelas distribuidora, estão recebendo as intervenções necessárias para garantir com mais qualidade e segurança.
No município de Valença, região sul do estado, a Equatorial realizou intervenções no dia 23 de outubro, levando melhorias para a área citada, e segue com ações, com conclusão prevista no dia 30 de outubro.
Fonte: V1