Um incêndio atingiu o Hospital do Dirceu II, localizado na Zona Sudeste de Teresina, na manhã deste domingo (19). O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) foi acionado e controlou as chamas. Não há registro de feridos.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que o Hospital ficará fechado neste domingo (19) e na segunda-feira (20), quando deve passar por uma vistoria do Corpo de Bombeiros. Não há ainda previsão para a reabertura do hospital, que depende do resultado da vistoria.
Segundo a FMS, havia 46 pacientes no hospital. 13 deles estavam em condições de receber alta, e foram liberados. Por volta das 14h30, todos os outros 33 pacientes haviam sido transferidos para outras unidades de saúde pública da capital.
Ainda segundo a FMS, os gestores das outras unidades de saúde foram acionados e acionaram suas ambulâncias e liberaram leitos para receber os pacientes do Hospital do Dirceu.
Em nota, a Prefeitura de Teresina informou que o incidente ocorreu devido a um curto-circuito no aparelho de ar-condicionado da sala de repouso de funcionários.
“Viemos com nossos três socorros, que é o ABT (Auto Bomba Tanque), a ambulância e o ABS (Auto Busca e Salvamento). Chegando aqui, os funcionários já tinham dado o primeiro combate com extintores [de incêndio]. Tinha muito fogo, mas não se propagou pra outras alas do hospital. Debelamos o incêndio e fizemos o rescaldo, enquanto outra equipe fazia busca por vítimas para serem retiradas”, explicou o tenente Gaspar, do CBMEPI.
O vendedor autônomo Carlos Alberto estava internado há dez dias no hospital. Em entrevista à TV Clube, ele relatou que, durante o incêndio, houve pavor e correria entre funcionários e pacientes.
“Naquela parte de lá [setor dos funcionários], tinha muita fumaça. Depois começou a invadir o corredor principal, aí foi a hora que todo mundo saiu. Correria. Eu tô com dez dias aqui, sem caminhar. Eu ando, sabe, mas o esforço psicológico é maior. O ‘caba’ tá doente, aí vem esse susto. Susto grande demais. Graças a Deus, deu tudo certo”, comentou.
Leia a nota completa da Prefeitura de Teresina
A prefeitura de Teresina esclarece que o Corpo de Bombeiros foi acionado no início da tarde deste domingo (19) para conter incêndio no Hospital do Dirceu II, zona Sudeste da capital.
O incidente ocorreu devido a um curto-circuito no aparelho de ar-condicionado da sala de repouso de funcionários. As chamas foram debeladas, o que ocasionou a ocorrência de grande quantidade de fumaça em algumas áreas da unidade de saúde. Não houve feridos.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), está providenciando a transferência dos pacientes para outros hospitais da rede municipal.
Fundação Municipal de Saúde
FMS faz transferência de todos os pacientes do Hospital do Dirceu por conta do incêndio
A Fundação Municipal de Saúde finalizou, (14h30), a remoção de todos os pacientes que estavam internados no Hospital do Dirceu por conta do incêndio ocorrido no início da tarde de hoje(19). Foram transferidos 33 pacientes para unidades de saúde pública do município de Teresina, do estado, Hospital Universitário e hospital conveniado com o SUS.
A remoção dos pacientes do Hospital do Dirceu foi realizada em ambulâncias do SAMU de Teresina e SAMU estadual, da Central de Regulação de Transporte de Teresina e dos hospitais do estado, informa a presidente da FMS, Clara Leal. Uma rede de solidariedade se formou entre município, estado e governo federal com o objetivo de garantir o atendimento dos pacientes e preservar vidas, diz Clara.
“Tão logo pedimos ajuda fomos atendidos e estamos gratos pelo empenho e ajuda dos funcionários da FMS e dos gestores dos hospitais públicos de Teresina e dos bombeiros. Leitos foram liberados em todos os hospitais que também enviaram ambulâncias o que permitiu a transferência dos pacientes”, afirma Presidente da FMS. A decisão de levar pacientes para outros hospitais foi para dar maior segurança e conforto por conta do resíduo de fumaça e odor forte que ficou após o incêndio ,explica a gestora.
No momento do incidente estavam internados no Hospital do Dirceu 46 pacientes, 13 em condições de alta hospitalar. O incêndio, de pequenas proporções, teve início na instalação de um ar condicionado de uma sala de repouso. O incêndio não teve vítimas e foi debelado pelas equipes do Corpo de Bombeiros.
Amanhã (20) o Hospital do Dirceu estará fechado para a vistória do Corpo de Bombeiros.
Registro:
Fonte: G1PI