Papa Francisco nomeia Dom Juarez como novo arcebispo de Teresina

Por Br Hoje
4 de janeiro de 2023
Dom Juarez Sousa de Silva
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on reddit

Nesta quarta-feira (4), o Papa Francisco nomeou Dom Juarez Sousa de Silva como o 8º arcebispo metropolitano de Teresina, após o pedido de renúncia do apresentado Dom Jacinto Furtado de Brito.

De acordo com a Arquidiocese de Teresina, após 10 anos Dom jacinto exercia de episcopado na igreja, e Dom Juarez exercia desde 2016 o ministério de bispo do município de Parnaíba.

Por meio de nota, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou uma saudação ao novo arcebispo de Teresina, Dom Juarez de Souza da Silva, e um agradecimento a Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho.

Ainda de acordo com a Arquidiocese, o novo arcebispo é bacharel em Filosofia e Teologia no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, na capital, e também é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, na Itália.

Trajetória

Natural do interior do município de Barras, hoje chamado de Cabeceira do Piauí, Dom Juarez Sousa da Silva, nasceu em 30 de junho de 1961. É o primogênito dos sete filhos do casal Anísio Marques da Silva e Maria José Sousa da Silva. Cursou o Ensino fundamental na Unidade Escolar Matias Olímpio e Unidade Escolar Gervásio Costa, em sua cidade natal, e o Ensino Médio, no Curso Técnico Tradutor e Intérprete no Seminário da Assunção, em Jacarezinho-PR.

O novo arcebispo foi ordenado diácono no dia 10 de julho de 1993, na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior, e presbítero em 19 de março de 1994, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras. Também Foi administrador da Paróquia de São José, em Altos, de 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), de 2002 a 2008. Em 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo da diocese de Oeiras-PI, pelo Santo Padre, o Papa Bento VI; sua ordenação episcopal aconteceu no dia 17 de maio de 2008, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, onde exerceu seu pastoreio até o dia 06 de janeiro de 2016, quando foi nomeado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, bispo coadjuntor da Diocese de Parnaíba, assumindo a titularidade desta diocese no dia 24 de agosto do mesmo ano.

Últimas notícias