Piloto desaparece durante percurso do Rally Cerapió 2022

Por Br Hoje
27 de janeiro de 2022
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on reddit

A organização do Rally Cerapió informou à imprensa o desaparecimento do piloto Daniel Santos, de 36 anos. Natural de Nova Venecia (ES), o capixaba disputa a competição na categoria do motocross e sumiu durante essa quarta-feira (26), quando fazia o percurso entre os estados do Piauí e Ceará.

As equipes de resgate da prova e o Corpo de Bombeiros dos dois estados estão fazendo buscas para encontrá-lo. De acordo com a organização do evento, as buscas acontecem na região das cidades de Viçosa do Ceará e Cocal, no Piauí, nas localidades Buíra, Juá dos Vieiras, Padre Vieira e Brejinho.

A equipe de resgate da prova realiza buscas na trilha desde às 23h de ontem (26). Foram acionadas a Secretaria de Segurança do Estado do Ceará, que enviou bombeiros, policiais militares e civis, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e canil para auxiliar nas buscas na região de Viçosa, Buira, Juá dos Vieiras, Padre Vieira, Cocal, Brejinho, entre os estados do Ceará e Piauí, local por onde o evento passou durante a prova.

De acordo com a organização do Rally Cerapió, é comum que ocorra quebra de equipamentos durante as provas, geralmente os pilotos aguardam o resgate no local, que pode ser demorado por causa da dificuldade de acesso. Confira na íntegra a nota da organização:

“A organização do Rally Cerapió 2022 informa o desaparecimento do piloto Daniel Santos, 36 anos, da cidade de Nova Venecia (ES). Ele participa da competição na categoria motos e desde ontem (26/1) não há informação do seu paradeiro. Todas as autoridades foram acionadas, como a Secretaria de Segurança do Estado do Ceará, que já enviou bombeiros, policiais militares e civis, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e canil para auxiliar nas buscas na região de Viçosa, Buira, Juá dos Vieiras, Padre Vieira, Cocal, Brejinho, entre os estados do Ceará e Piauí, local por onde o evento passou.

A equipe de resgate da prova está na trilha e realiza as buscas desde às 23h de ontem. O Rally Cerapió é uma competição de enduro de regularidade, na qual o piloto realiza um trajeto de um ponto a outro, em um percurso previamente levantado pela organização e informado ao competidor através de uma planilha. Geralmente, a prova tem duração entre seis e dez horas. Ao terminar a etapa, o participante entrega seu GPS para a apuração. É através desse sistema que é verificado o percurso feito pelo piloto e definido o vencedor de acordo com a regularidade estabelecida pela planilha. Como há situações de quebra de equipamento, quedas, entre outras ocorrências, é comum os competidores aguardarem os processos de resgate e demorarem para voltar para o local da chegada.

A organização do Rally Cerapió está totalmente dedicada na busca de Daniel Santos e presta atendimento em tempo integral à família do piloto que se encontra no evento.”

O EVENTO

A edição deste ano começou na última segunda-feira (24). A caravana partiu da Praia do Cumbuco, em Caucaia (CE), rumo a Jijoca de Jericoacoara (CE). No decorrer da semana, o trajeto passa por Ubajara (CE), Luís Correia (PI), Parnaíba (PI) até chegar em Barreirinhas (MA), na sexta-feira (28), ao fim da competição.