Os professores da rede municipal de Teresina paralisaram as atividades nesta terça-feira (20). Eles fizeram uma manifestação no pátio da Secretaria de Educação Municipal (Semec) reivindicando o pagamento do atual piso salarial da categoria e melhores condições de infraestrutura nas escolas.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), Sinésio Soares, a prefeitura não cumpriu a determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para o pagamento dos professores.
“Já houve o julgamento, a prefeitura sabe que tem que pagar, o que deixou de pagar no ano passado. Nós suspedemos a greve justamente porque o TCE tomou essa decisão”, explicou.
Além disso, a categoria ganhou apoio de pais e responsáveis dos alunos, que também apresentaram uma pauta de reivindicações para, entre outras coisas, melhorias na estrutura das escolas. A professora Shueling Amaral ministra há 10 anos aulas na Escola Municipal Delmira Coelho Machado, na Zona Norte de Teresina, e explicou que os problemas se acumularam com o tempo.
“Nos últimos 10 anos como professora do município nunca houve um ano como 2023, nós estamos enfrentando os piores problemas dentro do município. Delmira Coelho Machado é uma escola que tem o risco real de desabamento, não recebeu livro didático, está sem capina desde o ano passado, muitos problemas na rede elétrica, risco de acidentes com crianças”, contou.