Neste sábado (5), a partir das 15 horas, no Parque da Cidadania, a população terá acesso gratuitamente aos benefícios naturais da aromaterapia e dos óleos essenciais na promoção da saúde e qualidade de vida. Na ocasião, serão oferecidas massagens nas mãos, experimentação olfativa e degustação, além de oferecimento de brindes.
O evento tem como propósito apresentar alternativas saudáveis para diminuir a medicação exacerbada. Apenas em 2022, o mercado farmacêutico brasileiro movimentou R$ 106,64 bilhões, representando um aumento de 61% em relação a 2018.
Para a aromaterapeuta e idealizadora do evento, Chrystiane Campelo, esse aumento não representa mais saúde, pelo contrário. “Qualquer desconforto é motivo de medicalização e esse uso excessivo gera dependência entre outros malefícios.”, explica a profissional que complementa “o pior é que na maioria das vezes recursos naturais e mudança de hábitos resolveriam”, explica.
A aromaterapia é uma medicina tradicional que utiliza os óleos essenciais. Substâncias puras extraídas de plantas com diferentes funções terapêuticas que podem ser utilizadas por meio da ingestão, inalação direta ou através de difusores. Seu uso possibilita diversos benefícios, contudo seu uso precisa ser feito sob a orientação de um aromaterapeuta ou um consultor habilitado.
Durante o evento serão apresentados os benefícios e cuidados desse uso, como pontua Chrystiane “A ação é um convite para a reflexão e a porta de entrada para uma vida mais natural”, finaliza.