Tribunal de justiça prorroga suspensão de atividades presenciais até 18 de fevereiro

Por Br Hoje
13 de fevereiro de 2022
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on reddit

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e a Corregedoria Geral de Justiça prorrogaram a suspensão das atividades presenciais do Poder Judiciário do Estado do Piauí até 18 de fevereiro de 2022. A decisão foi publicada em portaria e divulgada no sábado (12).

Segundo o documento, o objetivo é o de conter o avanço dos casos de Covid-19 e de outras síndromes gripais nas unidades do Poder Judiciário da capital e do interior.

O TJ-PI já havia suspendido as atividades presenciais anteriormente entre os dias 24 e 30 de janeiro. Na época, o Poder Judiciário registrou 117 casos de Covid-19 nas unidades de Teresina, segundo dados da Superintendência de Gestão da saúde e Qualidade de Vida.

Medidas restritivas

Conforme a regras divulgadas, as unidades administrativas e judiciárias da justiça estadual que tiverem até três servidores em seu quadro devem manter o mínimo de um servidor em atendimento presencial diário.

Para as unidades que possuam a partir de quatro servidores, o atendimento presencial deve ser de, no mínimo, dois integrantes da unidade por dia.

Ainda segundo o texto, aqueles que não estiverem escalados para o atendimento presencial devem exercer as atividades laborais em regime obrigatório de trabalho remoto, com metas de produtividade pré-definidas.

Atendimento por meio de agendamento

A Portaria garante o atendimento diário por meio do Balcão Virtual e assegura o acesso dos advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público aos prédios do Poder Judiciário do Estado do Piauí, permitindo o atendimento presencial em casos de urgência, com agendamento prévio, seguindo as normas sanitárias da Organização Mundial da Saúde-OMS, sem prejuízo da adequada prestação jurisdicional.

O texto determina também que cada unidade judiciária e administrativa deverá manter número de telefone atualizado para atendimento ao público interno e externo, disponibilizado nas abas “Plantão Extraordinário” e “Balcão Virtual” do site do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Prazos são mantidos

Segundo a Portaria, todos os prazos dos processos judiciais e administrativos continuam a fluir regularmente e as audiências em casos não urgentes e as sessões de julgamento administrativas e judiciais dos órgãos julgadores do Tribunal de Justiça e das Turmas Recursais continuarão sendo realizadas preferencialmente por videoconferência.

Retorno gradativo

A partir do dia 18 de fevereiro, as atividades do Poder Judiciário do Estado do Piauí voltarão a ser prestadas mediante o trabalho presencial de 50% do quadro da respectiva unidade judiciária ou administrativa, com efetivo mínimo de um único servidor por unidade, devendo o quantitativo remanescente funcionar em regime obrigatório de trabalho remoto, nos termos da Portaria Nº 1425/2021 – PJPI/TJPI/SECPRE, de 10 de junho de 2021.

Últimas notícias