Uso de máscara volta a ser obrigatório em ambientes fechados no Piauí

Por Br Hoje
28 de novembro de 2022
Governadora Regina Sousa
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on reddit

A governadora do Piauí, Regina Sousa, assinou decreto determinando o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, públicos ou privados para conter o avançao da Covid-19. A determinação será publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29).

Para a determinação da obrigatoriedade, a governadora considerou a recomendação do Comitê de Operação Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O COE recomendou o uso obrigatório de máscara devido ao aumento de casos positivos da Covid-19. De acordo com o boletim semanal epidemiológico da Sesapi, o estado registrou crescimento de 37% dos casos na semana entre os dias 13 e 19 de novembro.

Conforme o decreto, permanece obrigatório o uso de máscaras nos seguintes espaços:

  • Unidades/consultórios/estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes);
  • Transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário (trabalhadores e passageiros/usuários), assim como, táxis e transportes por aplicativos.
  • Permanece facultativo o uso de máscaras em espaços abertos e semiabertos, com exceção de idosos e imunossuprimidos, para os quais o uso de máscaras permanece obrigatório em qualquer espaço.
  • Farmácias e drogarias que comercializam autoteste para Covid-19 ficam obrigadas a informar semanalmente a quantidade de testes vendidos à Diretoria de Vigilância Sanitária do estado do Piauí (Divisa).

Capital voltou a registrar morte

Teresina registrou uma morte por Covid-19 no dia 19 de novembro, após quase um mês e meio sem registros de óbitos pelo coronavírus na cidade. A última vítima da doença na capital havia falecido no dia 7 de outubro.

Os dados, disponíveis boletim do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), informam ainda que de uma semana para a outra, o crescimento de casos confirmados de Covid-19 foi de 500% na capital.

 

Últimas notícias