Dois homens foram presos em Teresina durante a Operação Barão Vermelho, realizada nessa quinta-feira (1º), contra um grupo criminoso suspeito de utilizar lojas de veículos e materiais de construção para ‘lavar’ dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Piauí e no Maranhão. As informações são do G1PI.
Entre os alvos, estão donos de empresas de compra e venda de veículos localizadas na Avenida Barão de Gurgueia, no bairro Vermelha, Zona Sul de Teresina. Eles estariam envolvidos em práticas criminosas como tráfico de drogas, aquisição irregular armas de fogo, falsidade ideológica e falsificação de documento público.
Os homens presos foram identificados como Afonso da Silva Brito e Felipe Nascimento dos Santos. O g1 não conseguiu contato com a defesa dos suspeitos presos.
Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), 14 endereços ligados ao grupo criminoso em Teresina, no Piauí, e em São Luís e Caxias, no Maranhão, foram vistoriados. Entre os endereços da capital piauiense, quatro eram de empresas, sendo as duas de compra e venda de veículos e duas de construção civil.
Durante coletiva na sede do Ministério Público do Estado do Maranhão, o Gaeco informou que Felipe Nascimento dos Santos, um dos presos, estava em um apartamento ligado ao dono de uma das empresas de veículos. O empresário não foi localizado, mas teve bloqueados bens avaliados em mais de R$ 9 milhões.
Na residência dele foram apreendidas armas, entre elas uma submetralhadora e revólveres com a numeração raspada. Também foram apreendidos seis carros e uma motocicleta de luxo.
A Operação Barão Vermelho é a segunda fase da operação Mormaço, realizada em junho do ano passado. Diversas forças de segurança participam da ação, entre elas o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Tropa de Choque e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Polícia Civil do Maranhão e do Piauí, e o Instituto de Criminalística de Timon e de Teresina.
Organizações criminosas do Piauí são alvo de operação do Ministério Público contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro — Foto: Divulgação