A Polícia Penal do Piauí capturou um homem com tornozeleira eletrônica logo na primeira hora do Corso de Teresina, que teve início às 16h deste sábado na Zona Leste da capital. Em nota, a Secretaria de Justiça (Sejus) informou que o monitorado não poderia estar no evento porque cumpre medida cautelar.
A Sejus não divulgou, até o momento, detalhes sobre a prisão. O órgão informou apenas que o homem foi conduzido para a Central de Flagrantes de Teresina para os procedimentos cabíveis.
“A ação de monitoramento indicou que ele estava aqui e fizemos uma abordagem. Foi amplamente divulgado que pessoas com medidas cautelares não poderiam estar aqui. Ele não podia estar aqui, então foi conduzido e levado para a Central de Flagrantes”, informou o diretor de Administração Penitenciária, Reginaldo Moreira.
A Sejus integra o esquema de segurança montado para o Corso de Teresina. Através da Polícia Penal, o órgão, com as demais forças da segurança pública, fiscaliza no local do evento as pessoas que cumprem medidas cautelares diversas da prisão, com uso de tornozeleiras eletrônicas.
De acordo com a Sejus, policiais penais estão nas vias em que o corso ocorre abordando pessoas com tornozeleiras eletrônicas e conduzindo-as ao Centro de Operações de Segurança, onde os policiais irão fazer a análise das medidas cautelares impostas pelo Poder Judiciário.
Em caso de descumprimento, as autoridades policiais competentes irão tomar as providências legais. “O nosso trabalho será de fiscalização, observar a presença dos monitorados a fim de garantir a tranquilidade para o folião. Em flagrantes de ilegalidades, as pessoas serão notificadas e levaremos a situação ao Poder Judiciário para as providências devidas”, afirmou Reginaldo Moreira.
Fonte: G1 PI