Ex-ministro piauiense preso pela PF ganha cargo no Porto de Santos

Por Br Hoje
26 de abril de 2023
Foto: Marcelo Cardoso

Ex-ministro da Integração Nacional no governo de Michel Temer (MDB) e alvo da Polícia Federal (PF), Antônio de Pádua Deus de Andrade recebeu aprovação para assumir a Diretoria de Operações do Porto de Santos. A indicação é do ministro dos Portos, Márcio França. As informações são da Revista Oeste.

Pádua Andrade, que também atuou como secretário de Transportes do Pará, recebeu um mandado de prisão temporária em 2020, durante a Operação SOS. Ele é suspeito de ter se beneficiado de um esquema de fraude na contratação de unidades hospitalares estaduais e na instalação de hospitais de campanha durante a pandemia de covid-19. Segundo a PF, Pádua teria recebido R$ 331 mil do esquema de fraudes.

De acordo com o ministro Francisco Falcão, relator da investigação no Superior Tribunal de Justiça (STJ), as transferências caracterizavam pagamento de propina. Os valores teriam sido transferidos por meio da contratação de uma empresa ligada ao operador Nicolas Andre Tsontakis Morais. Cerca de R$ 25 milhões foram destinados à execução das obras de uma ponte em Acará, a 115 quilômetros de Belém. É uma parte desse montante que Pádua Andrade teria recebido.

Além de ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade já atuou como diretor de Engenharia da antiga Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e também esteve à frente da transposição do Rio São Francisco, durante o período em que esteve no governo.

Pádua Andrade é piauiense, nascido no município de Campo Maior, a 81 km da capital Teresina.

 

Últimas notícias