Franzé Silva nomeia servidores com síndrome de Down na Assembleia

Por Br Hoje
15 de fevereiro de 2023
Franzé Silva/ Foto Reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva nomeou como servidores Vinícius Saraiva e Balduíno Duarte, nesta quarta-feira (15). Ambos possuem síndrome de Down e são funcionários, auxiliando nas atividades da Casa.

Em suas redes sociais, Franzé reforçou o compromisso na realização do concurso público da Alepi, anunciado na manhã de hoje, destinando vagas para pessoas com deficiência. O mesmo aponta ser uma das principais bandeiras no seu mandato.

“Vamos fazer um concurso público com expectativa de 400 vagas, e nesse concurso vamos respeitar a cota das pessoas com deficiência para que possamos, cada vez mais, trabalhar pela inclusão”, ressaltou o presidente.

Franzé Silva destacou a nomeação dos servidores com síndrome de Down e escreveu:

“Com imensa alegria, nomeei, hoje, os servidores Vinicius Saraiva e Balduíno Duarte. Queridos funcionários na Assembleia Legislativa do Piauí, os dois têm síndrome de Down e nos ajudam muito nas atividades da Casa. Reforço, aqui, o compromisso de, na realização do concurso público do Legislativo, destinar vagas para pessoas com deficiência, uma das minhas principais bandeiras de luta”, disse o mesmo.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa Com Deficiência, Mauro Eduardo esteve presente na nomeação dos dois servidores e destacou o compromisso do deputado Franzé em incluir e oferecer oportunidade de inserção no mercado de trabalho de pessoas com necessidades especiais.

“O presidente Franzé mais uma vez assumindo o compromisso com as pessoas com deficiência, de incluí-los no mercado de trabalho. Ontem nós tivemos a felicidade de ter a sansão da lei de autoria do deputado, pelo nosso governador Rafael Fonteles, que garante sessões de cinema adaptadas às pessoas com espectro de autismo”, destacou.

Reunião com a Asalpi

Durante reunião com a Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Asalpi), foi decidido atingir a meta de lançar o edital neste primeiro semestre de 2023, com pelo menos 400 vagas no Legislativo. Ficou acertado, também, que servidores que aderirem ao programa terão vantagens  como o pagamento de 10 salários da ativa junto com a remuneração da aposentadoria.

Lei obriga sessão de cinema para pessoas autistas

A lei que determina a realização obrigatória de sessões de cinema adaptadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes, de autoria do deputado Franzé Silva, foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles, nessa segunda-feira (13).

Inicialmente, apenas crianças e adolescentes estavam incluídos, Com a alteração, agora, adultos também terão acesso às salas de cinema adaptadas.

Últimas notícias