O prefeito de Altos-PI, Maxwell da Mariínha, rebateu duramente as acusações feitas pelo deputado estadual Warton Lacerda (PT), que afirmou que a prefeitura teria “doado” os poços do município para uma empresa privada, a MRAE, responsável pela concessão de serviços de água e esgoto no Piauí
Segundo o deputado, a gestão municipal recebeu cerca de R$ 6 milhões em compensação financeira pela concessão dos poços, que antes eram de uso livre da população. “Realmente o prefeito de Altos assinou a concessão doando os poços do município. As pessoas não pagavam taxa. A prefeitura recebeu uma compensação financeira por isso”, afirmou o deputado em vídeo.
Em resposta, Maxwell divulgou um vídeo nas redes sociais no qual afirma que o deputado agiu de má-fé e lembra que o próprio Lacerda votou a favor do Projeto de Lei Complementar nº 12/2023, que alterou a Lei Complementar nº 262/2022 e instituiu a microrregião da água e esgoto do Piauí (MRAE).
“Suplente, o senhor votou nele. Votou para que os poços do município fossem feitos concessão à Mirae”, afirmou o prefeito, que também questionou as intenções do deputado: “Por que tanta raiva? Por que tanto rancor?”, disse o prefeito.
Maxwell da Mariínha também justificou a transferência dos poços públicos para a empresa Águas do Piauí, afirmando que a medida foi necessária em razão da nova legislação aprovada pela Assembleia Legislativa. Segundo ele, o Projeto de Lei Complementar nº 12/2023, transferiu para a iniciativa privada a administração e exploração dos sistemas de abastecimento de água, retirando da prefeitura qualquer responsabilidade direta sobre a transação. Segundo ele, a gestão municipal apenas cumpriu o que foi determinado pela legislação estadual.
O prefeito também criticou o que chamou de tentativa do parlamentar de manipular a opinião pública em ano pré-eleitoral. Segundo Maxwell, a divulgação do vídeo com as acusações tem cunho político e busca desinformar a população sobre um processo legal aprovado pelo próprio deputado na Assembleia Legislativa.
“O senhor quer concorrer à próxima eleição com mentiras? Vamos deixar de ser tão pobres de espírito”, disse, dirigindo-se diretamente a Lacerda.
Encerrando o vídeo em tom conciliador, o prefeito desejou bênçãos ao deputado e pediu que ele “seja mais humano” e pense na população que sofre com a falta de água.
“Deputado, eu sei que não tem como o senhor apagar o que o senhor fez, mas tem como o senhor fazer diferente de hoje por diante. Seja mais humano, se coloque no lugar de quem menos tem para o senhor entender a dor e a sede que eles têm. A sede por justiça, a sede por igualdade, a sede pela água que o senhor tirou deles. Deus te abençoe”, finalizou o gestor.
Fonte: Ascom