Prefeitura de São Miguel do Tapuio reforça o programa busca ativa escolar no município

Por Br Hoje
15 de agosto de 2022
Foto: Reprodução

O prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo, se reuniu nesta segunda – feira(15), com representantes da Secretaria Municipal de Educação para tratar sobre a busca ativa escolar no município. O lema do referido programa é “Fora da escola não pode”.

O prefeito Pompílio Evaristo destacou o papel da gestão em aderir a ações que visam beneficiar a população.

“Ações como estas, é de fundamental importância para o município, pois possibilita uma mobilização e conscientização da permanência do estudante na unidade escolar. É de responsabilidade da gestão pública assegurar o direito de nossas crianças e adolescentes a permanecerem frequentando cotidianamente a escola”, disse o gestor.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção.

Fonte: Ascom

 

Últimas notícias