A empresa White Martins, responsável pelo fornecimento de oxigênio para os hospitais de Teresina, notificou na quinta-feira (25) a Prefeitura Municipal de Teresina sobre o atraso dos repasses para a empresa desde janeiro. A fornecedora atende 11 hospitais e 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na capital.
Na notificação, a companhia afirma que caso não haja uma renegociação nos próximos dias a companhia tomará as medidas estabelecidas em contrato e na lei para solução dessa questão. Não foram detalhadas quais as medidas.
Ainda na noite de quinta (24), o juiz Lirton Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, concedeu uma liminar determinando que a empresa fornecedora de oxigênio mantenha o abastecimento dos hospitais, para que não seja suspenso o atendimento.
Por meio de nota, a Prefeitura de Teresina disse que está tratando do assunto com a empresa responsável e até hoje, sexta-feira (25), terá uma decisão. Conforme a nota, “de antemão a gestão reitera que não vai faltar oxigênio nos hospitais”.
A impressa apurou que a dívida da prefeitura é de cerca de R$ 5 milhões. Somente no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), maior hospital de urgência e emergência do Piauí e gerenciado pela prefeitura municipal, há 30 pacientes que precisam de oxigênio para sobreviver.
Fonte: G1 PI