O prefeito de Monsenhor Gil-PI, João Luiz, não cumpriu com a promessa que fez de pagar o rateio para os servidores da educação do município. Nesta terça-feira (30), profissionais do município fizeram um protesto em frente à Secretaria Municipal de Educação cobrando os seus direitos, entonando a frase: ” Queremos nosso rateio”.
De acordo com o prefeito João Luiz, os profissionais que trabalham 40 horas semanais iam receber aproximadamente R$ 16 mil, enquanto aqueles que cumprem jornada de 8 horas semanais iam receber cerca de R$ 8 mil.
O gestor está finalizando sua gestão mostrando sua falta de compromisso com a educação e com insatisfações também na área da saúde. De acordo com os moradores, há um bom tempo o município está sem ambulância e com o atendimento do SAMU sendo comprometido.
Rateio do Fundeb
O rateio do Fundeb é a distribuição de sobras de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Lei 7.663/2022 permite o rateio anualmente, desde que haja sobras, e a regulamentação é feita por decreto no final de cada exercício financeiro.