Rafael Fonteles decreta situação de emergência em sete municípios do Norte do Piauí

Por Br Hoje
20 de abril de 2023
Foto: Ascom

O governador Rafael Fonteles assinou o decreto nº 21.998, de 19 de abril de 2023, que declara Situação de Emergência, provocada pelo desastre natural classificado e codificado como enxurradas nos municípios de Batalha, Campo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (19/04) e tem vigência de 180 dias.

Em suas redes sociais o gestor estadual afirmou: “Pessoal, como todos estão acompanhando, os últimos meses foram de chuvas intensas em vários municípios do Piauí, sobretudo na região Norte. Como precisamos garantir assistência às famílias atingidas o mais rápido possível, assinei decreto de emergência que beneficia sete municípios: Batalha, Campo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II”, disse.

Rafael Fonteles afirmou, também, que o governo está trabalhando para garantir o apoio necessário as famílias afetadas. “Todos os órgãos do Governo já estão trabalhando para garantir, dentro de suas competências, o apoio e suporte necessários. Paralelo a isso, nossas equipes também têm atuado no monitoramento, focado na prevenção. Vamos seguir acompanhando a situação para que os serviços cheguem àqueles que mais precisam de ajuda”

Conforme o decreto, a partir da avaliação da situação emergencial com o intuído de mitigar os riscos e restaurar a normalidade, várias providências serão adotadas pela força tarefa, tais como a retirada de famílias das áreas afetadas e apoio para acomodação em local seguro, distribuição de ajuda humanitária, emissão de alertas, além de monitoramento constante e sistemático da situação.

A secretária de Estado de Defesa Civil, Norma Sueli, declarou que por meio desse decreto, a Secretaria Estadual da Defesa Civil em posse das informações encaminhadas pelos municípios, lança os dados no sistema S2iD, o qual é acompanhado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Sendo aprovadas as informações, busca-se junto ao órgão federal recursos para a viabilização das ações emergenciais, que visam o apoio social e a retomada da normalidade do município, com a reconstrução do que foi perdido em decorrência do desastre do período chuvoso.

A secretária destacou que a Defesa Civil Estadual atua sempre na prevenção para que não ocorram perdas maiores, mantendo assim o propósito de amenizar o sofrimento das pessoas atingidas. “Porém, quando o inesperado acontece, a Defesa Civil atua imediatamente, seja com assistência humanitária, seja com a reparação das perdas materiais. De modo específico, as pessoas atingidas nesse período chuvoso foram atendidas com a distribuição de cestas básicas, produtos de limpeza, encaminhamento para locais seguros e monitoramento”, esclarece Norma Sueli.

Fonte: Ascom

 

Últimas notícias