O governador do Piauí, Rafael Fonteles, figura na 12º colocação no ranking dos governadores mais bem avaliados do Brasil, de acordo com a pesquisa Atlas, divulgada na última sexta-feira (05). A pesquisa considera ainda Fonteles como o governador mais bem avaliado do Nordeste, com 56% de aprovação.
No Piauí, Rafael Fonteles apresenta saldo positivo, com aprovação 32% maior que desaprovação. A pesquisa Atlas apurou ainda que a aprovação do governador se concentra principalmente entre homens, com renda familiar entre R$ 2000,00 e R$ 3000,00 e a partir da faixa dos 45 anos. Ações de combate a criminalidade, além de investimentos na educação, infraestrutura tem sido destaque na gestão do petista.
Rafael conseguiu entregar 45% das promessas de campanha no primeiro ano de mandato à frente do palácio de Karnak. Dos 178 compromissos assumidos em todas as áreas ou setores elencados (176 em 2022, ainda na campanha eleitoral, e dois novos incluídos em 2023, no início do governo), 80 foram concluídos em 2023.
O ranking mostra em primeiro lugar, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como o gestor mais bem avaliado do Brasil. Segundo a pesquisa, em uma medição por região, o Sul tem o maior nível de aprovação dos governadores, por conta dos altos índices de Eduardo Leite (RS – 58%), Jorginho Mello( SC – 65%) e Ratinho Jr.( PR – 62%). O Nordeste acompanhado do Sudeste são as regiões com maior nível de desaprovação dos governadores.
Em todo o Brasil, os únicos governadores com índices de desaprovação maiores que os de aprovação são Cláudio Castro (RJ), fato que o Instituto liga a crise na segurança pública, e a governadora Raquel Lyra (PE), que vem passando por problemas de governabilidade por conta de maioria incerta na Assembleia.
A pesquisa ouviu 29.694 pessoas, entre os dias 18 e 31 de dezembro de 2023. A margem de erro é de 1 a 5 pontos percentuais a depender do Estado.