TCU divulga lista de 203 políticos piauienses com contas julgadas irregulares

Por Br Hoje
11 de agosto de 2022
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on reddit

O Tribunal de Contas da União divulgou nesta quarta-feira (10) uma relação com os nomes de gestores públicos que tiveram as contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. Na lista consta os nomes de 203 piauienses.

O vice-presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, entregou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a relação com os nomes de 6.804 gestores ou ex-gestores que tiveram as contas julgadas irregulares pela Corte.

Uma pessoa que tenha as contas julgadas irregulares, em julgamento do qual não cabe mais recurso, nos oito anos anteriores a uma eleição, pode ser declarada inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Mas o TCU explica que isso não ocorre automaticamente.

Só entra na lista do TCU o gestor que teve contas julgadas irregulares em processos dos quais não cabem mais recursos.

Inelegibilidade

Segundo o TCU, cabe à Justiça Eleitoral, dentro dos critérios legais, declarar ou não a inelegibilidade dos possíveis candidatos a um cargo público.

De acordo com o TSE, quando uma candidatura é registrada, o juiz eleitoral analisa se o ato é válido ou não, e um dos critérios usados é justamente a lista do TCU.

A partir da divulgação da lista, Ministério Público Eleitoral, candidatos, coligações e partidos podem solicitar a análise das candidaturas.

Fonte: G1 PI

Últimas notícias