TRE-PI torna o vereador Jonjon inelegível em ação do partido do prefeito Silas Noronha

Por Br Hoje
7 de dezembro de 2023

Após as eleições de 2020 o Partido Progressistas(PP), do então prefeito eleito Silas Noronha, ingressou com Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).  O objetivo da ação era tornar inelegível o seu principal adversário, Fanuel Adauto, além de outros políticos locais, incluindo o vereador Jonathas Leite (Jonjon).

Em primeira instância um dos pedidos da AIJE n° 0600195-38.2020.6.18.0029 foi julgado procedente contra Fanuel Adauto e o Vereador Jonjon por conduta vedada durante o período eleitoral.

Ambos recorreram e hoje foram julgados os recursos. No julgamento perante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o recurso de Fanuel Adauto foi provido, o que significa que ele foi inocentado pelo tribunal da pratica de conduta proibida. Contudo, o recurso do Vereador Jonjon, atual secretário de saúde do município, não foi provido e ele foi considerado culpado pela justiça eleitoral. Com isso, o Vereador Jonjon está INELEGÍVEL e ainda terá que pagar multa no valor de 10.000 UFIR, o que significa quantia em torno de R$ 50 mil reais.

A política é mesmo uma caixinha de surpresas. Jonjon foi eleito no grupo político de Fanuel, onde venceu três eleições, foi presidente da câmara municipal e secretário de saúde, mas depois da eleição de 2020 rompeu politicamente para apoiar o então prefeito Silas Noronha, mesmo sendo reconhecido como o seu maior crítico. Hoje o Vereador Jonjon torna-se inelegível em razão de um processo judicial movido pelo então partido do Prefeito Silas Noronha.

Da Redação

Últimas notícias