Vereadores de Teresina apuram possíveis desvios de verbas das SAADs para asfaltamento

Por Br Hoje
5 de agosto de 2023

Os vereadores de Teresina começaram a apurar nesta sexta-feira (4) um possível desvio nas verbas aprovadas para obras de infraestrutura na cidade. Os recursos que deveriam ser destinados para diversas construções em Teresina, estariam saindo das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs) e destinados majoritariamente para o asfaltamento. A prefeitura não se posicionou sobre o caso.

Segundo os vereadores, a Prefeitura de Teresina teria enviado um projeto para a Câmara com a justificativa de investimentos em toda a infraestrutura da cidade. A casa aprovou um empréstimo de cerca de R$ 1 bilhão para a construção de infraestruturas que incluíam pontes, viadutos e construção de novas vias.

No entanto, os recursos que deveriam ser destinados a diversas obras, estariam sendo deslocados em sua maioria para a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), ou seja, para o asfaltamento de ruas e avenidas.

Os vereadores contestaram essa destinação, pois, segundo eles, os critérios para alocação desses recursos seriam outros. Para o presidente da Câmara Municipal de Tersina, Enzon Samuel, o que causa mais estranhamento na situação seria a prioridade dada para asfaltos e a não iniciação de outras diversas obras.

“Os recursos que destinamos não estão sendo aplicados nas obras que aprovamos. Estão sendo todos remanejados, inclusive de SAADs, para fazer asfaltos na cidade. Asfalto é importante, mas as obras que aprovamos também precisam ser iniciadas. Não adiante você pegar empréstimo informando que é uma situação, e mais a frente mudar tudo para asfalto. Alguma coisa de estranho está acontecendo”, declarou o presidente.

O presidente também relatou que a Câmara discute até mesmo a possibilidade de uma possível audiência pública, com convocação da Prefeitura de Teresina e outros setores da sociedade para avaliar sobre destinação destes recursos.

“É possível que se tenha uma audiência pública para se entender melhor o que está acontecendo, a ideia da Câmara é poder contribuir a cidade de Teresina, mas é preciso entender. Nós já aprovamos quase R$ 1 bilhão. E esse dinheiro não está sendo dado para a prefeitura, é um empréstimo que está sendo pago pela população”, destacou Enzo.

 

Últimas notícias