“Travessia”: entenda o que é a “Síndrome de Munchausen”, que atinge Guida na novela

Por Br Hoje
5 de janeiro de 2023
Guida (Alessandra Negrini). (Foto: Globo/Paulo Belote)
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on reddit

Há quem esteja comemorando a virada que a vida de Guida (Alessandra Negrini) deu em “Travessia”. Nos últimos capítulos do folhetim, ela deu um prazo para Moretti (Rodrigo Lombardi) sair de casa e ainda ameaçou vender as ações que estão em seu nome para Guerra (Humberto Martins).

O problema é que, cega pela vingança, a mulher se vê cada vez mais obcecada por Moretti e quer fazer a vida do ex um verdade inferno. Ela acaba brincando com fogo e sofre ameaças do empresário, que quer vê-la na pior situação possível.

A felicidade do vilão chega quando Guida descobre que está doente. Afetada por todo o caos que tem vivenciado, a personagem de Alessandra está cada vez mais triste e desenvolve a “Síndrome de Munchausen”.

O que é essa condição?

Segundo arquivos da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde (BVMS), a ‘”Síndrome de Munchausen” é distúrbio de ordem psiquiátrica no qual o paciente relata doenças inexistentes, fictícias, por vezes submetendo-se a exames e procedimentos cirúrgicos desnecessários”.

“No sentido clássico, são histéricos e simuladores (ainda que conscientes) dos seus atos, agindo por razões que nem eles mesmos compreendem. O maior obstáculo no manuseio de tais pacientes é o reconhecimento patológico das enfermidades referidas, colocando à prova a sagacidade clínica do médico assistente”.

Fonte: Metrópoles

Últimas notícias